O setor de Meio Ambiente de Junqueirópolis está realizando a implantação do projeto imóvel sustentável nas dependências da escola municipal Shigueko Oto Iwaki.
O projeto imóvel sustentável está sendo planejado desde o ano de 2018, e o primeiro imóvel público a receber o titulo é as dependências daquela escola.
Segundo a resolução SMA nº33 de 28 de março de 2018, que estabelece os procedimentos operacionais e parâmetros para avaliação e qualificação da certificação no âmbito do Município Verde Azul, ficando o município responsável por implantar itens sustentáveis em um prédio público, e assim, elege-lo como imóvel sustentável. Segundo a resolução, a exigência é que no mínimo dez itens sejam apresentados.
Esse projeto é uma parceria entre o setor de Educação e Meio Ambiente de Junqueirópolis, que juntos se empenharam em estruturar a escola para todos os itens estivessem em funcionamento.

Os itens que compõe o imóvel sustentável são: área permeável, arborização urbana, lousas de vidro, bicicletário, coleta seletiva, compostagem, horta orgânica, lâmpada led/ fluorescente, luminárias com refletores de alumínio, ventilação natural, iluminação natural, sistema de reuso de água, acessibilidade, equipamentos com selo Procel, torneiras com arejadores de pressão e sensores de presença.