O professor doutor Reges Heinrichs, da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas, (FCAT/Unesp), foi convidado para ministrar palestra na 8a Conferência Internacional de Bioeconomia, em Halle (Saale), Alemanha, durante os dia 14 e 15 de maio, junto a Academia Nacional Alemã de Ciência Leopoldina / Universidade Martin-Luther Halle-Wittenberg. Nessa edição, ele conta que o foco das palestras principais foi a bioeconomia na América do Sul, sendo o Brasil representado pelo professor Reges e um pesquisador da Embrapa.
O título da palestra do professor Reges foi “Sugarcane management and fertilization system for the advancement of the bioeconomy in tropical regions” (Sistema de manejo e adubação de cana-de-açúcar para o avanço da bioeconomia na região dos trópicos).
O professor Reges destaca que o objetivo do tema foi muito além da divulgação das tecnologias mais avançadas no manejo do solo e adubação utilizadas no sistema de produção de cana-de-açúcar. “Foi um grande momento para destacar o potencial da cultura para melhorar a qualidade de vida de pessoas nas regiões tropicais, podendo ser cultivada em aproximadamente 100 países, representando quase 50% dos países do mundo. Muito discrepante quando comparado com a produção de combustíveis fóssil, que está, principalmente, nas mãos de 20 nações, trazendo incertezas e vulnerabilidade”.
O professor doutor faz questão de informar que eventos dessa magnitude são muito especiais para divulgar o que a pesquisa brasileira está fazendo, especialmente pelo momento de questionamentos com cortes no ensino e pesquisa que o Brasil está passando, evidenciando o nome da FCAT/UNESP e da cidade de Dracena no cenário internacional, uma vez que o evento contou com a presença de professores/pesquisadores de mais de 50 países.
Reges Heinrichs ressalta a grande preocupação da Alemanha com a Ciência, Tecnologia e a Pesquisa, na busca da sustentabilidade e de produção de energia renovável para o mundo, com programas de financiamentos de projetos e de bolsas de estudos pelo governo alemão. Segundo o professor, a participação dele no evento foi por meio desses incentivos.