Os vereadores Juninho do Esporte, Vitin Palhares e Kielse Munis estiveram em reunião com o presidente da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), Walter Ihoshi, com o objetivo de pedir a reativação do posto da Jucesp, em Dracena, no início deste mês. A informação foi publicada nas redes sociais e divulgada nos grupos de WhatsApp.

O posto da Junta Comercial de Dracena funcionou na sede da Associação Comercial (ACE) de Dracena de 1999 a 2013, segundo informou a ACE e, foi desativado em junho de 2013.

De acordo com informações da ACE, o posto foi desativado uma vez que estava deficitário por mais de um ano. “A diretoria da época diante desse déficit e também após procurar o delegado do Conselho Regional de Contadores (CRC) em Dracena, onde foi exposta a situação e se haveria interesse dos contadores em voltarem a utilizar os serviços do posto da junta de Dracena, os mesmos disseram que não havia interesse, pois eles estavam utilizando os serviços da junta comercial através do escritório da Junta Comercial na cidade de Santo Anastácio. A diferença de posto e escritório seria que no escritório, a empresa é registrada no mesmo dia e no posto demorava de dois a três dias, pois dependíamos do escritório de Marília que encaminhava para São Paulo. Na época, tentamos uma parceria com o escritório de Santo Anastácio, mas não houve interesse em firmar a parceria. Diante disso, a ACE desativou o posto, pois não havia como continuarmos com um serviço deficitário”, informou a ACE

Atualmente, o escritório da junta comercial mais perto funciona na cidade de Santo Anastácio.

 

JUCESP

A Junta Comercial do Estado de São Paulo é uma entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, subordinada administrativamente ao Governo do Estado de São Paulo e tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI, que é um órgão integrante da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Tem como finalidade dar garantia, publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos das empresas mercantis, submetidos a registro, cadastrar empresas e manter atualizadas as informações pertinentes, além de proceder à matrícula dos agentes auxiliares do comércio, bem como ao seu cancelamento. O registro na Jucesp é o primeiro passo para o empreendedor iniciar as atividades empresariais. (Informações disponíveis no site da Jucesp).