Por meio de uma sólida parceria desde 2017, os alunos dos cursos de Psicologia, Educação Física e Análise e Desenvolvimentos de Sistemas atuam como mediadores nos Clubes Estudantis da E.E. 9 de Julho, em Dracena. Os alunos têm a oportunidade de atuar em uma metodologia pedagógica diferenciada, já que os clubes pressupõem que o estudante tenha autonomia e liberdade pedagógica, diferenciando assim das metodologias tradicionais que vivenciamos nas escolas da região.
As interações entre acadêmicos e estudantes do ensino fundamental e médio promovem trocas de experiências que auxiliam o estudante de escolas públicas a se aproximarem do contexto acadêmico, o que facilita a escolha profissional. Isso também ajuda a suprir o déficit de profissionais de áreas dos cursos dos universitários no ambiente escolar. A atividade é coordenada pela Profa. Esp. Laízi da Silva Santos, da Unifadra.
“Já trabalhamos há 3 anos no projeto dos clubes estudantis em parceria com essa escola, e tem sido uma experiência única de interação dos acadêmicos da Unifadra com os alunos da unidade escolar, em que ambos têm construído conhecimentos e transformado o ambiente estudantil”, comentou a Profa. Laízi.
O clube estudantil é um projeto realizado nas escolas de tempo integral, que pressupõe trabalhar a autonomia do aluno no ambiente da escola. Os alunos são responsáveis pela gestão de sala de aula, não há professores envolvidos no projeto, há a possibilidade de fechar parcerias com universidades para que acadêmicos sejam mediadores dessas aprendizagens.