As primeiras notas musicais, ele tirou de ouvido num teclado de brinquedo e nem mesmo perder a visão foi um obstáculo que o impediu a realização do sonho de tocar piano. O dracenense Antônio Carlos Clementino foi além, e, amanhã à noite lançará seu primeiro CD instrumental com dez faixas autorais no “show Antônio Carlos e Amigos”, no auditório da Fundec, às 20h. Os convites (R$ 15 – individual) estão à venda no Conservatório Villa-Lobos. Veja o vídeo que o dracenense gravou especialmente para o JR e Portal Regional convidando a comunidade para o evento.
A noite desta quarta-feira, 19 de junho, ficará marcada no coração do dracenense de 42 anos. Em seus sonhos, o dracenense se via tocando piano sem nem conhecer pessoalmente o instrumento. Mais que a questão financeira, Antônio Carlos perdeu totalmente a visão aos 15 anos e o sonho de tocar piano parecia distante. Nesta época, todos os sonhos pareciam ter acabado na vida do menino que fez a primeira série do Ensino Fundamental por sete anos seguidos até perder a visão e abandonar a escola. “Tinha muita dificuldade de aprender, sentava na primeira carteira, mas não entendia o que estava na lousa. Minha mãe teve rubéola na minha gravidez e afetou minha pupila esquerda, depois a retina do olho direita descolou, não tratei, naquela época não tinha isso, só fui saber depois”, revelou.
Na adolescência, ele tocava de ouvido um teclado de brinquedo e sua mãe que conhecia a família de Daniela Formágio resolveu procurá-la. A pianista aceitou o desafio de tentar ensinar o jovem deficiente visual a tocar tão sonhado instrumento. Foram 12 anos de estudo e ele ainda aprendeu a tocar mais instrumentos. Antônio Carlos é pianista, tecladista, violonista, toca gaita e atualmente estuda acordeom. Também dá aulas de piano e teclado semanalmente na Avahu. Voltou a estudar aos 22 anos, terminou o Ensino Fundamental, aprendeu braile e casou.
Para gravar o CD, ele contou com o apoio e patrocínio de amigos. “Ganhei tudo, a gravação, o estúdio, o material do CD, os músicos que participaram. Estou muito feliz, não teria condições de gravar um CD, agradeço pela oportunidade e peço a Deus e Jesus que abençoem a todos”, considerou.