A população de 24 municípios já pode contar com o horário de atendimento ampliado em 128 Unidades de Saúde da Família (USF) que aderiram ao programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. Na região de Dracena não há informação quanto a nenhuma cidade que passará a oferecer o serviço em horário maior.

A portaria com as primeiras habilitações foi publicada nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, o Governo Federal irá repassar cerca de R$ 28 milhões a mais para o custeio dessas unidades em 2019. Ao todo, as unidades possuem 456 equipes de saúde, representando uma cobertura de mais de 1,5 milhão de pessoas.

O Programa Saúde na Hora, lançado em maio, pelo Ministério da Saúde, amplia os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana.

A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal.

A medida passa a valer imediatamente e os gestores têm quatro meses para se adequar aos requisitos exigidos pelo programa. (Com informações Agência Saúde)

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

A Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Dracena informou que Dracena não foi contemplada. De acordo com a secretária de Saúde e Higiene Pública, Ligia Sinatura, o motivo é que o Ministério da Saúde exige que os municípios tenham uma unidade com pelo menos três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) no mesmo prédio para que haja a ampliação de horário, mas Dracena tem somente com duas.