A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, subordinada ao Comando do

8° Distrito Naval, finalizou, no sábado, 1º, o curso de formação de aquaviários Nível 1, turma 2/2019.

O curso foi ministrado no período de 27 a 31 de maio, atendendo uma solicitação da Colônia de Pescadores Z-15 “José More” e Piscicultura Panorama Peixe Bom de Panorama.

Foram habilitados 30 novos aquaviários nas atividades profissionais de marinheiro fluvial e auxiliar de convés.

Durante o curso, foram ministradas as disciplinas de marinharia; primeiros socorros; sobrevivência do náufrago; regras de manobras, luzese sinais sonoros; noções básicas de navegação; noções básicas de estabilidade; combate a incêndio; operações com motores diesel; e prevenção da poluição do meio ambiente.

O referido curso realizado é classificado como Extra Fundo do Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (Extra-FDPEM) e é realizado com recursos próprios de instituições, entidades ou empresas interessadas em promovê-los. Neste caso específico da turma 2/2019, a Delegacia Fluvial atendeu uma solicitação da Colônia de Pescadores Z-15 “José More” e Piscicultura Panorama Peixe Bom de Panorama, que arcou com todas as despesas para a aplicação da atividade.

A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio recebe as solicitações para realização de Cursos Extra-FDPEM de órgãos públicos, associações de pescadores, colônias de pescadores, sindicatos de fluviários e entidades náuticas em geral. Após cadastro no Sistema de Gerenciamento do Ensino Profissional Marítimo e análise do cronograma, a realização do curso é aceita e planejada.

A habilitação de novos aquaviários, além do caráter social, promove a

segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana nos rios, que são as principais atribuições da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, representando a Marinha do Brasil no Oeste Paulista. (Com Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio).