A secretária municipal de Assistência Social de Dracena, Francine Ferrari, e a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Mirian Rodrigues de Melo, estiveram em Brasília, nos dias 12 e 13 de junho, representando o município em dois eventos voltados aos direitos da pessoa idosa.

O primeiro foi uma capacitação para gestores sobre o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, quando também foi realizada a entrega do termo de adesão do Programa a 35 cidades, sendo Dracena uma das contempladas.

O Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável é um processo de otimização de oportunidades para inclusão digital e social, assegurando a participação da pessoa idosa para elevar a sua qualidade de vida.

De acordo com Francine, que também é psicóloga, através da utilização dos computadores o Programa oferecerá cursos como acesso a redes sociais, utilização de caixas eletrônicos da rede bancária, informática básica, utilização de smartphone, etc.

Ainda há ações do projeto voltadas à educação, com palestras como educação financeira, alfabetização, direitos da pessoa idosa etc; saúde preventiva, por meio de palestras de conscientização e modos de viver mais saudáveis na etapa do envelhecimento, conscientização de autocuidados, dentre outros; mobilidade física (fisioterapias, ginástica, defesa pessoa etc).

O Programa será implementado a partir de doações de equipamentos aos municípios pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Em contrapartida, a municipalidade precisa disponibilizar a estrutura física. “Assinamos o termo, agora estamos no aguardo da entrega dos equipamentos”, explica a Secretária de Assistência.

Seminário de Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa

Já na quinta-feira (13), as representantes dracenenses participaram do “Seminário de Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa: das ações às omissões”, realizado na Sede do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a em nível nacional.

Entre os participantes, o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa Antônio Costa, a juíza e coordenadora da Central Judicial do Idoso, Monize Marques, a representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cecília Minayo, e o Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Fernando Ferreira.

O seminário foi promovido no contexto do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O encontro abordou, ainda, as medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos.

A Secretária Francine e a coordenadora do Creas Mirian Rodrigues de Melo (créditos: Secretaria De Assistência)