Nesta sexta-feira, dia 28, Dracena receberá pela primeira vez a unidade móvel do Procon para prestar atendimento à população relativo as relações de consumo. Toda a população poderá participar da ação de orientação. Basta comparecer na Unidade – Procon Móvel Dracena, que ficará na Praça Arthur Pagnozzi, das 10h às 16h.

De acordo com a diretora do Procon no município, Phriscila Neves, a principal finalidade da ação é orientar consumidores sobre seus direitos em diversas áreas como telefonia, internet, bancos, locação, planos de saúde entre outros, e as distribuição de material educativo com informações relativas a relação de consumo.

Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo. Assim, tendo problemas nesta aquisição ou prestação de serviços, o consumidor tem direito a reclamar e pode procurar uma unidade de Procon.

O Procon Municipal de Dracena foi implantado em 17 de junho de 1999, através do convênio firmado entre a Prefeitura e Procon-SP, com o objetivo de manter à prestação de serviços de proteção e defesa do consumidor, através de orientações técnicas e de procedimentos pertinentes à defesa do consumidor, encaminhamento de reclamações, bem como de promover a mediação de casos conflituosos entre fornecedores e consumidores.

No primeiro semestre de 2019, o Procon Municipal de Dracena realizou 1.470 atendimentos a consumidores, sendo 44% dos atendidos idosos. Dos atendimentos realizados aproximadamente 85% são resolvidos amigavelmente entre consumidor e fornecedor, evitando uma ação judicial.