Em mais um inverno, os bombeiros do Estado de São Paulo desenvolvem a campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’. Em Dracena, como tradição equipe dos bombeiros estão comparecendo ao Banco de Sangue da Santa Casa e fazendo doações. A ação foi iniciada no dia 1º e vai até 31 deste mês.

Conforme pontou Cláudio Aranda Selverio, capitão PM comandante interino do 14º Grupamento de Bombeiros em Presidente Prudente, do qual Dracena é subordinado, a iniciativa da corporação pode influenciar na conduta da população concernente ao aumento das doações de sangue.

O Banco de Sangue local ressalta a importância da campanha assim como reitera o valor dos doadores que frequentam a unidade. Segundo o órgão, a maior necessidade é em relação ao sangue O negativo.

O 14° Grupamento informou que no Brasil, infelizmente, ao contrário dos países desenvolvidos, menos de 2% da população doa sangue. Nos países desenvolvidos, 7 a 8% da população doa sangue voluntária e habitualmente.

Doação voluntária é aquela que é feita sem saber a quem se destina o sangue. No Brasil, porém, cerca de 60 a 70% das pessoas doam vinculando sua doação a um amigo ou parente.

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, no período de inverno os números de doações diminuem significativamente (entre 30 e 40%), comprometendo os estoques.

Bombeiros do Pelotão local participam da ação social (Cedida/Banco de Sangue)