A estação mais fria do ano também é a que mais traz perigos para quem sofre com problemas respiratórios. Resfriado, gripe, bronquite, rinite, sinusite e dificuldades respiratórias tornam-se mais frequentes durante o inverno.

Isso acontece porque o frio anda de mãos dadas com a baixa umidade do ar, as mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição. Fatores que contribuem para elevar a frequência das infecções das vias respiratórias.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade deve estar acima de 60%. Abaixo de 30%, considera-se estado de atenção e entre 19% e 12%, alerta.

Atenção para dicas que podem ajudar a minimizar os efeitos da baixa umidade do ar.

No clima seco, é melhor treinar ao ar livre ou em ambientes fechados?

Embora seja mais prazeroso treinar ao ar livre, em dias de tempo seco, quando a umidade relativa do ar está muito baixa, recomenda-se treinar em ambientes climatizados. Caso não queira abrir mão das atividades ao ar livre, opte sempre por antes das 10h e depois das 16h.

Quais são as atividades mais adequadas?

Não é a atividade em si que importa, mas onde será feita, com que duração e qual a intensidade. Mas, optar por atividades em ambientes climatizados, pode ser a melhor escolha nesta época. Fora isso, atividades aquáticas são uma boa opção.

É preciso beber mais água do que normalmente?

Hidratação é importante o tempo todo, mas nestes períodos ainda mais. Sempre que possível, hidratar-se antes, durante a após as sessões de treinamento. Quais são os principais erros que o usuário comete com o tempo seco?

Um dos principais erros que os praticantes de exercícios físicos cometem durante o período de tempo seco é não diminuir a intensidade e/ou duração do treino. É muito importante também atentar para sinais que o corpo nos manda: cansaço excessivo, mais sede durante as atividades habituais, tontura, boca seca, aumento repentino da frequência cardíaca, sangramentos nasais, dentre outros. Um bom treinador para fazer a periodização correta ou ajuste do treinamento também é fundamental. (Com informações de assessoria de imprensa)