Desde as primeiras horas desta quarta-feira (3), a Polícia Civil realiza a operação “Welfare” para o cumprimento de 38 mandados de prisão temporária, além de 46 de busca e apreensão na região de Presidente Prudente. O alvo é uma célula dentro de uma organização criminosa que cooptava novos integrantes por meio de benefícios.

Segundo a polícia, eram oferecidos: fretamento de ônibus para familiares de presos, pagamento de despesas como aluguel, tratamentos de saúde, entre outros. Em contrapartida, os novos membros deveriam ceder contas bancárias para a lavagem de dinheiro vindo do tráfico de drogas.

A operação conta com apoio do Ministério Público Estadual e o envolvimento de agentes penitenciários. Também são realizadas 16 buscas administrativas pelo Grupo de Intervenção Rápida da Secretaria de Administração Penitenciária em unidades prisionais, além do bloqueio e sequestro bancário relacionado a 38 CPFs dos envolvidos.

Após seis meses de investigações, a polícia descobriu que a célula denominada “Sintonia de Ajuda” foi organizada com atribuições específicas.

Alguns detentos são responsáveis pela contabilidade e autorização da ajuda solicitada; esposas/companheiras de presos e outros familiares emprestam suas contas bancárias; integrantes da facção que estão fora dos presídios, ficavam responsáveis pelo recolhimento dos valores juntamente com os titulares das contas bancárias.

Os cartões ficavam na posse dos organizadores da “sintonia”. Quando o saque excedia o limite permitido pelo autoatendimento, o titular da conta realizava a retirada direto no caixa, na companhia do “recolha”, membro da facção responsável pelo transporte.

A ação policial desencadeada também visa apreender documentação relacionada a dados bancários já apurados, além de verificar a existência de outras pessoas envolvidas na conduta criminosa.

Todos os envolvidos poderão responder por formação de organização criminosa, lavagem de capitais e tráfico de drogas.