Depois de três semanas de intertemporada, o São Paulo reestreia de forma oficial em 2019 neste sábado, às 19h (de Brasília), no Estádio do Morumbi, logo contra o Palmeiras. Porém, mais do que recolocar o time comandado por Cuca na briga pelas primeiras posições, a vitória sobre o rival Alviverde também é importante para o Tricolor porque pode evitar a marca negativa de um ano sem vencer um clássico.

A última vitória do São Paulo em clássicos aconteceu dia 21 de julho de 2018. Na oportunidade, o Tricolor, ainda comandado por Diego Aguirre e brigando pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, venceu o Corinthians por 3 a 1 no Morumbi, em duelo válido pela 14ª rodada. Os gols foram marcados por Reinaldo, duas vezes, e pelo zagueiro Anderson Martins. Jonathas descontou para o Alvinegro.

Desde então, o Tricolor entrou 11 vezes em campo contra seus principais rivais e em seis delas saiu derrotado. Foram duas derrotas para o Palmeiras, uma para o Santos e três para o Corinthians. Além de outros cinco empates, dois deles na semifinal do Campeonato Paulista da atual temporada, em que o São Paulo se classificou por levar a melhor sobre o rival Alviverde na disputa por pênaltis. (Com informações Gazeta Esportiva)