Na última semana, a cidade de Dracena recebeu um planetário por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Educação de Dracena e a instituição financeira Cooperativa SICREDI, a fim de proporcionar aos estudantes da rede municipal de ensino visitações e aprendizagens extracurriculares.
O objetivo principal visou, por meio das sessões espaciais simuladas, que os alunos navegassem pelo universo, recebendo informações a respeito dos planetas, constelações, cometas, estrelas cadentes e orientações sobre a importância dos cuidados com o Planeta Terra.
A Prefeitura de Dracena firmou parceria com o SICREDI em 2017, através do Programa “A União Faz a Vida”, na qual a cooperativa financia o projeto que é pautado em metodologia ativa, focalizando em um trabalho de cooperação para formar alunos protagonistas. A SICREDI tem a frente o Presidente da região Centro Oeste-Paulista, João Alberto Salvi; o Vice-Presidente Carlos Henrique dos Santos e conta com o acompanhamento do Assessor de Projetos Sociais, Marcelo Zanluchi.
O planetário móvel foi montado no Ginásio de Esportes Alaor Ferrari, localizado na EMEFI João Vendramini, tendo como público alvo alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental (Ciclo I).
Além das sessões infantis, também foi oportunizada uma sessão para adultos, sendo formada por um grupo de profissionais da educação, composto por alguns professores, especialistas e gestores da rede.
Para a Secretária de Educação, Profª Ms. Vanessa Redígolo Castilho “o planetário móvel possui a finalidade de fazer uma demonstração simulada do sistema solar, permitindo aos estudantes a oportunidade de conhecerem o universo, além de propiciar a oportunidade de os alunos relacionarem os estudos das aulas de Ciências com atividades concretas, promovendo assim a construção do conhecimento que façam sentido e provoquem aprendizagens significativas”.
Para o Prefeito, Juliano Brito Bertolini “essa é a segunda sessão de planetário oportunizada pela SICREDI aos estudantes da rede municipal de ensino de Dracena, sendo uma iniciativa que enriquece o repertório dos alunos além de garantir momentos diferenciados, para além da sala de aula”.