A Escola Municipal Prof. Nelson de Paula de Ouro Verde realizou ações para conscientização ambiental com atividades específicas sobre o descarte de óleo/reaproveitamento de óleo comestível. O trabalho ocorreu entre os dias 3 e 7 do mês que passou e foi iniciado em sala de aula com o encerramento contado com ação concreta na comunidade.

Os alunos foram orientados por professores e equipe gestora que vincularam os conhecimentos das disciplinas ao seu cotidiano para que as ações tivessem significados. O objetivo era que tais ações pudessem ganhar espaço, superar fronteiras e se concretizar ao lado de suas famílias, desta forma poderia exercer um importante papel de multiplicador do conhecimento.

Os atos da semana incluíram projetos que foram separados por turmas, os 6os anos realizaram o “Adote uma árvore”, que estabelece plantio de árvores na casa dos alunos, onde os mesmos irão acompanhar o crescimento e as vantagens deste plantio para todo ambiente, bem como verificar periodicamente a evolução da planta, sendo fundamental participação da família. Já os 7os anos concretizaram o “Projeto Reciclagem” que em parceria com a Reci-Ouro municipal visitaram e conheceram como ocorre a separação dos materiais, bem como a importância da reciclagem para o ambiente e para a comunidade, uma vez que é uma importante fonte de renda para muitas famílias. Assim o projeto além de estar atrelado ao currículo incluiu um admirável papel de reconhecimento social e respeito.

Palestras envolvendo consciência ambiental foram realizadas para todos os alunos, ministrada pelo Engenheiro ambiental Jeferson Bolzan que é gestor do Parque Estadual do Rio do Peixe. Os alunos puderam verificar a importância do ambiente para o município e região, aos quais foram apresentados a fauna e flora do parque e com uma excelente explicação desde o surgimento deste local. E para o fechamento, os alunos dos 8os anos realizaram visitação ao Parque Estadual do Rio do Peixe, vivenciando na prática os conhecimentos da palestra assistida.

Os 9os anos foram responsáveis pelo Projeto “Sabão Ecológico”, que teve início com o recolhimento de óleo usado de suas residências, impedindo o descarte incorreto e assim fabricaram o sabão em aulas práticas e regadas de muito conhecimento. Ao todo foram fabricadas cerca de 1.200 barras de sabão que foram entregues à comunidade e estabelecimentos do município com panfletos explicativos sobre a importância da reciclagem e do destino correto dos materiais.

Os alunos participaram também de um concurso interno chamado “Repilhando” que envolveu toda escola, no qual por meio de competição entre salas, os alunos arrecadaram mais de 40 kg de pilhas e baterias que deixaram de ser descartados indevidamente, contaminando o solo e lençóis freáticos, já que contém metais pesados em sua composição.

No dia 5 de junho os alunos realizaram a entrega do sabão ecológico e mais de duas mil lixeirinhas para veículos que foi personalizada com o desenho escolhido por meio de um concurso entre os alunos da escola, o vencedor foi o aluno Gabriel Ramires Barbosa do 7o ano A.