A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) ‘Escola de Educação Especial Professor Leuzi Gardini’, de Dracena desenvolve vários projetos que fazem parte do Programa Escolaridade. Entre eles, a diretoria da entidade destaca o ‘Treino de Rua’, voltada aos alunos autistas.

A entidade informa que no autismo, a interação social é prejudicada e deficitária por vários motivos – problemas sensoriais, atraso de linguagem, dificuldades para usar e interpretar formas de comunicação e de perceber sentimentos. Contudo, estimular e intervir precocemente nestes atrasos são prioridades. A criança deve ser sempre colocada em atividades sociais, saindo de casa e indo para ambientes onde tem outras crianças e outras pessoas.

O ‘Treino de Rua’ pode ajudar muito para auxiliar neste processo, espontaneamente oferece atividades lúdicas, momentos de recreação, compartilhamento de tarefas, alimentação variada e direcionamento para regras e rotinas, suavizando problemas comportamentais, agressividade, fobias e repudio da criança em encarar ambientes novos.

Todas estas orientações permitem, em conjunto, ampliar as possibilidades de interação social e o engajamento desta criança para estes momentos, para que posteriormente consiga ter uma vida social em família muito próximo do esperado para uma criança típica.

A ideia surgiu em 2012, quando as professoras Liliany Romanholo e Ana Carolina Casoti Silva resolveram aceitar o desafio de todas as terças-feiras saírem no comércio com seus alunos da sala de autismo da Apae Dracena, propiciando a eles toda experiência real possível.

Hoje são 10 alunos que participam do projeto semanalmente, sempre acompanhados de duas professoras, dois auxiliares e um fisioterapeuta.

A Apae local atende aproximadamente 210 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista nas áreas da Educação, Saúde e Assistência.

Desde a quarta-feira que passou, a Apae vivência a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que este ano tem como tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.