O Colégio Anglo-CID implantou, desde o mês de fevereiro, um projeto de conscientização sobre a pontualidade dos alunos ao virem para a escola. O projeto vem apresentando resultados significativos, pois, após o aumento de atrasos do mês de abril, houve uma redução importante em tais números. Isso mostra que o trabalho vem dando resultado e que as crianças estão entendendo a importância de “chegar no horário”.
A coordenadora pedagógica Profa. Esp. Patricia Nakamura explicou que o trabalho foi iniciado com orientações em sala de aula e mês a mês foram apresentados os dados e gráficos dos atrasos por ano escolar. “Montamos um painel com os dados para que toda a comunidade escolar pudesse acompanhar a evolução”, comentou.
A classe que mais conseguiu diminuir o número de atrasos no mês de março foi o 6º ano e, como comemoração, puderam escolher entre assistir a um filme na escola ou realizar um piquenique. Os alunos escolheram o filme e foi realizada uma manhã diferente no Auditório da Fundec, com o filme “Uma família feliz”.
No dia 4 de maio, durante a segunda reunião de pais, foram apresentados os dados comparativos até o mês de abril, que apontou um aumento de atrasos. “Novamente houve um momento de conscientização da importância da pontualidade, tanto para os alunos quanto para os pais”, explicou Patrícia.
No dia 28 de junho, no Dia da Liderança, os gráficos atualizados foram apresentados aos responsáveis, porém desta vez pelos alunos, apresentando uma grande melhora. “No começo deste ano decidimos usar gráficos mensais e comparativos para mensurar estes dados para que pudéssemos ver quantos atrasos tínhamos e trabalhar a conscientização, de forma mais eficaz com alunos e seus responsáveis. Os alunos, com o objetivo em mente, têm se animado para mostrar cada vez mais que sua sala é a mais pontual do Colégio”, finalizou a coordenadora.
Na terceira reunião de pais, em 3 de agosto, novamente foram apresentados os gráficos e teve-se a grata surpresa de que o 8º ano zerou os atrasos no mês de junho.