Neste ano de 2019, a Associação Dracenense de Judô (Adec), fundada em 1956 por Toshinobu Tomiyoshi e Takahiro Morita completa 63 anos de atividades.

Com a insistência dos primeiros alunos foram iniciados os treinamentos em uma sede instalada na época nos fundos da Loja Riachuelo (que ficava na Av. Presidente Roosevelt, atualmente extinta na cidade) e algum tempo depois devido a falta de espaço se mudou para a rua Tomé de Souza, sendo construída de madeira, onde permaneceu até 1980.

Em 1981, a sede de madeira deu lugar a um prédio de alvenaria mais moderno e amplo, cuja inauguração ocorreu durante a administração do saudoso prefeito Paulo Tahara, com o apoio do secretário estadual do Interior, Arthur Alves Pinto e do governador Paulo Maluf. Até os dias de hoje, a academia funciona no mesmo endereço na Tomé de Souza.

Está na história da Associação que em 1979, por intermédio de Tomiyoshi e Morita, assumiram o comando do judô dracenense, Eduardo Hideo Tomiyoshi e Yuji Miyaguchi. Depois comandaram a Associação Dracenense de Judô, Nelson Watanabe; Hélio Yamaguchi; Alexandre Yamaguchi; José Carlos de Almeida Vendramin e atualmente estão César Isamu Isawa e Adriano Masaki Kashiura.

Um dos judocas que integrou a Academia de Judô foi o atual prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini.

Prefeito Juliano Bertolini e o cônsul do Japão, Yasushi Noguchi com os professores César, Adriano e Yuji e os alunos, há poucos dias quando a autoridade japonesa esteve em Dracena (Cedida)