A coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena, a médica Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu, concluiu nesta semana o seu pós-doutorado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com a pesquisa “Identificação de Mycobacterium leprae em amostras de adenoides e tonsilas palatinas de indivíduos de uma região endêmica para hanseníase”.
O estudo foi feito em adenoides e tonsilas palatinas (amídalas) que foram extirpadas por indicação otorrinolaringológica, entre os anos de 2010 a 2016, no Hospital Regional de Presidente Prudente.
Com a pesquisa, a docente demonstrou, de forma inédita, que a bactéria causadora da hanseníase está presente nas adenoides e nas amídalas de pessoas saudáveis que vivem em regiões endêmicas em hanseníase. “Isso se deve provavelmente à alta contagiosidade da doença. Mas é possível que, na maioria das pessoas, a bactéria seja destruída dentro destes órgãos, pois eles são a primeira linha de defesa contra micro-organismos inalados”, explicou.
A Dra. Marilda Morgado de Abreu foi orientada pela Profa. Dra. Ana Maria Ferreira Roselino.
A Fundec parabeniza a coordenadora pela conclusão do pós-doutorado e pela contribuição que faz à educação.