Foi realizado no SENAI nos dias 23/9/19 (segunda-feira) e 24/9/19 (terça-feira), das 9h às 16h, a formação para os Gestores da Rede Municipal de Ensino de Dracena com o palestrante Valther Maestro, professor Doutor com vasta experiência na área educacional, atuando como consultor e assessor educacional, diretor de criação e desenvolvimento de projetos e autor de livros didáticos para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O encontro favorece a compreensão de que a educação é um processo contínuo que acontece em todo lugar, durante toda a vida e o papel da educação é garantir as competências para que os estudantes constituam autonomia para aprender e agir no mundo, além dos múltiplos modos de gestão do tempo e do espaço do ensino e das aprendizagens.
As trocas de experiências que o encontro favorece, instrumentalizam os educadores nesse processo, através do levantamento de questões, uma vez que são as práticas cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores que resolvem as demandas complexas da vida cotidiana e vem de encontro às expectativas da Secretaria em materializar essa realidade, dentro de uma escola renovada- que o mais importante é o aprender e estabelecer relações significativas.
Enfoque nas discussões: O que queremos para as nossas crianças? Sobre Competências Gerais, Habilidades e Currículo: o desenvolvimento dos estudantes precede os conteúdos! A Formação continuada entre pares é importante para apropriação dos conceitos e de metodologias de ensino aprendizagem que concretizem a proposta do ensino.
“Essas formações possuem grande importância, pois orienta questões como o Planejamento e formas de Avaliar enfatizando mudanças significativas quanto à aplicação de procedimentos, atitudes, compromisso com processos contextualizados e com a integração entre o que se aprende e se pratica”, avalia a Secretária de Educação Prof.ª Ms. Vanessa Redigolo Castilho.
Vanessa ainda destaca que “a intenção é provocar discussões na qual os profissionais vivenciem e intensifiquem o reconhecimento da singularidade dos estudantes, suas múltiplas identidades, que se sustenta na construção do ato de ensinar: Formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo”.