A Vigilância Epidemiológica de Dracena registrou um caso positivo de leishmaniose em humano neste mês. A chefe de Informação, Educação e Comunicação, Aline Andrade disse que se trata de um bebê de um ano, morador no Bairro Emílio Zanatta. Em contato com a reportagem do JR e Portal Regional ontem, 25, Aline informou que a criança estava hospitalizada no Hospital Regional (HR), em Presidente Prudente e o estado de saúde dela era estável.

O Centro de Zoonoses está realizando o bloqueio na região onde o paciente reside (coletando sangue dos cães para análise) e a Vigilância Epidemiológica deverá iniciar o trabalho do manejo ambiental hoje, 26. “O manejo ocorrerá em nove quarteirões das proximidades onde mora o paciente. Iriamos iniciar ontem, porém devido à chuva pretendemos começar nesta quinta”, explicou Aline.

Ela pontuou que a VE realiza orientações sobre a doença e retirada de criadouros do mosquito palha, transmissor da leishmaniose visceral, e também fornece caçambas através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública para a limpeza dos quintais. O Centro de Zoonoses realiza na cidade inquérito canino para saber se o cão é positivo para leishmaniose.

Neste ano, no município foram registrados dois casos da doença em humano, sendo um em adulto (que já se recuperou) no mês de fevereiro e agora este do bebê, conforme informou Aline. No ano que passou uma pessoa contraiu a leishmaniose.

Em cães, neste ano, a doença foi constatada em 541 animais.