A Santa Casa de Junqueirópolis passa a utilizar as novas instalações dos leitos de saúde mental da instituição na antiga ala de enfermarias e mais recente fisioterapia da entidade. A área estava desativada há algum tempo já que o setor de fisioterapia foi transferido para a antiga residência das Irmãs da Misericórdia. Passou por reformas para abrigar o serviço que funcionava em caráter provisório na “Ala III do SUS” e como essa ala também será reformada e readequada para abrigar o Centro de Partos, o que será feito com recursos de indicação de verba parlamentar federal, foi necessária a transferência do Serviço de Saúde Mental para outro local.
A adaptação foi possível graças à colaboração de empresas e vários colaboradores da comunidade e também do apoio da Prefeitura de Junqueirópolis.
O Serviço Hospitalar de Referência para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, nomeado na instituição como NUP – Núcleo de Urgências Psiquiátricas teve seu início em 24 de outubro de 2016, mantido com recursos estaduais até a habilitação do SUS o que ocorreu por publicação de portaria do Ministério da Saúde em 26 de dezembro de 2017.
É referência para os 12 municípios que compõem a Região de Saúde Alta Paulista, inserida Direção Regional de Saúde DRS 11 de Presidente Prudente. O serviço está integrado à Rede de Saúde Mental da região, especialmente pelos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial, Prontos Socorros e Unidades de Atendimento de Urgências de cada cidade que referenciam as internações sob a responsabilidade assistencial da médica psiquiatra dra. Daniela de Oliveira Guidini. (Com informações assessoria de comunicação/Prefeitura)