O Programa Criança Feliz, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, recebeu o Prêmio Wise Awards da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação. O Programa foi selecionado entre os mais de 480 projetos inscritos, vindos de 130 países. Os vencedores serão celebrados durante a Wise Global Summit, de 19 a 21 de novembro, em Doha, no Catar.

O anúncio foi realizado pelo júri na manhã da última quarta-feira, 4 de setembro, em Madri, na Espanha. O prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Feliz como uma das principais e mais inovadoras iniciativas do mundo na área. Os critérios analisados foram a inovação e a capacidade dos programas de transformarem indivíduos, comunidades e sociedades, além da apresentação de um plano claro de desenvolvimento.

Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, que se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Ele atende gestantes e crianças de até três anos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa integra ações nas áreas da assistência social, saúde, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social coordena o Programa no Estado de São Paulo, envolvendo 171 municípios que contam com equipes de execução completas formadas por recursos humanos capacitados continuamente. São 300 supervisores e 1.600 visitadores que atenderam 16 mil beneficiários, totalizando 58 mil visitas.

O prêmio é um dos mais concorridos e prestigiados do mundo na área, por incluir tanto iniciativas públicas quanto privadas. Desde 2009, o Wise recebeu mais de 3 mil pedidos de mais de 150 países. (Com informações/Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo)