“… Nossa Senhora me de a mão/ Cuida do meu coração/ Da minha vida do meu destino…”.  Os versos da famosa canção de Erasmo Carlos e Roberto Carlos expressam a emoção dos devotos de Nossa Senhora Aparecida neste dia 12 de outubro, quando em todo o país, são celebradas missas, novenas e terços em homenagem à santa considerada padroeira e por que não dizer “madroeira” do Brasil.

Desde a última quinta-feira, O Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida, deu início à novela preparatória para a grande festa realizada no sábado, 12.

A Basílica teve seis missas celebradas ao longo do dia, a principal delas às 9h, no altar central do Santuário e presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes.

De acordo com informações do Santuário Nacional, a expectativa era que cerca de 340 mil pessoas passassem pela Basílica do início da novena até sábado. Já no fim de semana eram aguardadas 150 mil pessoas que participariam das missas para agradecer, louvar, pedir e de alguma forma homenagear Nossa Senhora Aparecida. (Com informações do Santuário Nacional).

CONHEÇA O SANTUÁRIO

Nicho – Localizado na Nave Sul, o Trono de Nossa Senhora Aparecida está em um grande totem dourado, “vestida de Sol”, com diz a citação do livro do Apocalipse (Ap 12,1). A imagem original do século dezessete, feita em barro paulista, está entronizada em um nicho com detalhes em pastilhas de porcelana, pintadas a ouro.

O nicho, em seu interior, é revestido também em ouro branco e recebeu detalhes simbólicos da ‘pesca milagrosa’, momento em que a Imagem foi encontrada pelos três pescadores, nas águas do Rio Paraíba.

O novo Nicho é decorado com mosaicos de ouro dourado com desenhos de peixes na parte de visitação dos romeiros e ouro branco com desenhos de flores aquáticas na capela reservada, todo este projeto é do artista plástico Cláudio Pastro. Os mosaicos são feitos em forma irregular para que se tenha sensação de movimento, e tudo sai de Nossa Senhora e vai em sentido ao coração do povo, o dourado é mais poroso do que o ouro branco que é feito em efeito de linha. (Santuário Nacional).

A Sala das Velas guarda um momento de muita emoção e devoção (Cedidas/Letícia Pinheiro)