Amanhã, 8 de dezembro, é o dia do aniversário de Dracena, neste ano a cidade comemora 74 anos. Conforme informações obtidas no site do IBGE a população estimada deste ano corresponde a 46.793 pessoas. No último Censo em 2010 a população era de 43.258 pessoas.

Para comemorar a data, a administração municipal promove eventos.

Amanhã será inaugurada oficialmente a Policlínica Municipal ‘Alcia Linéia Vitti Rejani – Néia Rejani’, às 7h30, na Rua Dom Bosco, 47 – Bairro São Cristóvão; às 9h30, haverá missa solene de aniversário da cidade, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Vila Barros; às 11h, também no Santuário, a Banda Musical da Polícia Militar de Presidente Prudente fará apresentação.

Às 16h30, haverá desfile cívico-militar de aniversário da cidade, na Av. Presidente Roosevelt, Praça Arthur Pagnozzi e depois show com o Grupo Demônios da Garoa, na Praça. Haverá praça de alimentação a

renda obtida será revertida às entidades assistenciais locais.

A história de Dracena – Cidade Milagre

Dracena, cujo nome nasceu de um concurso lançado pelos seus fundadores, Írio Spinardi, João Vendramini, Virgílio e Florêncio Fioravanti, na cidade de Tupã, significa a designação de uma planta ornamental, da família das liliáceas, com folhas verdes e amarelas.

Em 8 de dezembro de 1945, foi lançada a pedra fundamental, em cerimônia que contou com grande número de interessados, numa gleba de 300 alqueires, adquirida em setembro do mesmo ano.

Planejada a cidade, foi construído um hotel num prédio de dois pavimentos, que constituiu o povoamento, enquanto a gleba era subdividida em pequenas propriedades, proporcionando melhores oportunidades de aquisição.

A construção de moderna estação rodoviária e o maior número de casas trouxe um progresso rápido para Dracena, que em dezembro de 1948 passou a Distrito de Paz e em dezembro de 1953 elevada a município, sendo hoje constituído dos Distritos de Jamaica e Jaciporã.

Seu território atualmente abrange as terras entre o Rio do Peixe e os Ribeirões Cainganga e Nova Palmeira. Fonte IBGE