A rede pública Municipal de Dracena fecha o ciclo de formações nos 5º anos com o Programa Bombeiro Educador onde os alunos recebem orientações a respeito dos números de emergência e atividades do Corpo de Bombeiros: Pronto Socorrismo; Incêndio; Animais peçonhentos; Meio Ambiente; Acidentes em casa; Cuidados no trânsito; Noções de salvamento; Cidadania e ética. Não se tem a pretensão de formar Bombeiros Profissionais, mas cidadãos com noções de primeiros socorros e capazes de prevenir e mitigar os efeitos de acidentes domésticos e dar ao menos o devido suporte para casos clínicos (como infartos e AVC) antes da chegada do socorro.

O trabalho com essas temáticas ajuda a criar um senso crítico sobre as escolhas e atitudes a serem tomadas no dia a dia.  Lembrando que o Programa Bombeiro Educador tem por objetivo exatamente gerar mudança de comportamento nos jovens e torná-los instrumento de mudança em toda a sociedade.

O Programa Bombeiro Educador é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Dracena e a Prefeitura Municipal de Dracena, através da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o Soldado PM Heytor Rigazzo Salvador, são cinco aulas em sala de aula de 50 minutos. Posteriormente, as crianças visitam a sede do Corpo de Bombeiros para conhecer a rotina dos profissionais, equipamentos e viaturas.

Ao término é realizada a formatura com entrega de certificados e presença dos pais ou responsáveis, bem como de toda a comunidade escolar. Os alunos também elaboram uma redação sobre o que aprenderam e as melhores redações são premiadas com um brinde especial: copo personalizado do Programa!

A Secretária de Educação Prof.ª Ms. Vanessa Redigolo Castilho agradece ao Soldado PM Heytor Rigazzo Salvador e ao Capitão Erlon Augusto Pavesi  pela brilhante iniciativa.

Ressalta ainda “que esse trabalho contribui na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de cidadania e civismo, como: ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, socorro e inserção dos jovens no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador ”.

(Fotos: Secretaria de Educação)