Nesta terça-feira, 10 de dezembro aconteceu a solenidade de formatura do segundo semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Estado de São Paulo com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, no ginásio de esportes Dovilho Moura.

 

Na área da 1ª Cia. Da PM de Dracena sob a instrução do Cabo Luiz Felipe Silva dos Santos, foram formadas 175 crianças dos 5º anos das EMEFIs Amador Franco da Silveira, Luiza Rossa Ribeiro, Ottília Braz Noguerol e Sérgio Liberatti.

 

O Proerd é um programa desenvolvido nas unidades escolares municipais que atendem alunos do Ensino fundamental I, ou seja, os alunos dos 5º anos e consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Tem como missão: ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável e visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

 

A solenidade apresentada pelo Secretário da Cultura João Paulo Benini, teve a composição da mesa de honra com as autoridades presentes: o vice-prefeito Antonio Moisés de Lima, o vereador Pedro Trabucco representando a Câmara de vereadores de Dracena, o 1º Tenente PM Matheus Duarte Gonçalves – Comandante Interino da Primeira Companhia da Polícia Militar em Dracena, a Secretária de Educação profª Ms. Vanessa Redígolo Castilho, o Cabo PM Luiz Felipe Silva Santos – Instrutor PROERD, os diretores, vice-diretores e coordenadores das EMEFIs. O evento iniciou com a entrada dos estudantes, hino nacional brasileiro e hino a Dracena, leitura do texto sobre o Proerd, apresentações musicais e leitura de redações feitas pelos alunos, entrega de certificados, palavra das autoridades e do instrutor do Proerd. Pais e familiares dos alunos prestigiaram o evento que finalizou com a canção do Proerd pelos formandos e a visita do mascote do Programa, o DARE, alegrando a garotada. Houve ainda sorteio de uma linda bicicleta entre os formandos do PROERD, gentileza dos irmãos Troyano.

 

Para a Secretária de Educação Vanessa Castilho manter essa parceria é extremamente importante “somente por meio da educação preventiva é que podemos combater o uso indiscriminado de drogas que escravizam a sociedade atual”. Ainda ressalta a importância do programa, em que ajuda as famílias a orientar as crianças sobre a questão das drogas, que trazem sérios problemas para o meio familiar e faz uma orientação aos pais para que acompanhem seus filhos e aos filhos para que repassem a frente às lições apreendidas no programa.

(Fotos: Secretaria de Educação)