A Prefeitura Municipal de Dracena, através da Secretaria de Educação, aderiu neste ano de 2019, ao Projeto JEPP – Jovem Empreendedor Primeiros Passos em parceria com o SEBRAE Presidente Prudente, que tem como Gerente Regional José Carlos Cavalcante, gestora do programa Ana Camille Pena, a ministrante/facilitadora Juliana Vioto e o colaborador SEBRAE em Dracena, Caio Pedro Lemos e Fabiana Amolaro.
A EMEFI Ottília Braz Noguerol foi contemplada a desenvolver em 2019 a proposta do JEPP no município de Dracena.
A educação empreendedora proposta pelo SEBRAE para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
O projeto teve início com a capacitação dos professores, que aplicaram os conhecimentos aos alunos do 1º ao 5º anos, conhecendo o melhor caminho para empreender. O projeto finalizou com uma feira, onde todos os alunos comercializaram produtos e serviços, dessa forma praticaram planejamento, marketing, finanças e puderam desde cedo a olhar para o empreendedorismo como uma opção de carreira.
A Diretora da escola Rosana Santos da Silva Cristófani, informou que os 1º anos trabalharam “o mundo das ervas aromáticas”, montaram uma loja de ervas aromáticas e fizeram a venda de saches e aromatizantes naturais, os 2º anos experimentaram o trabalho com “temperos naturais”, visitaram o viveiro municipal, posteriormente plantaram, colheram e venderam produtos com temperos naturais, os 3º anos exploraram a “oficina de brinquedos ecológicos”, elaborados com material reciclável que coletaram. A dinâmica dos alunos nos 4º anos, incentivou a montagem de uma locadora de brinquedos, os alunos locaram escorregador, pula-pula e um animal elétrico, que foi a atração da feira, e os 5º anos “sabores e cores”, exploraram o alimento como uma grande oportunidade de negócio, venderam cachorro quente, bolos, lanche frio, pães de queijo, água e suco de acerola. Segundo a diretora: “Houve envolvimento dos professores, funcionários, alunos e pais. Temos que inovar e esse projeto veio de encontro ao que precisa ser trabalhado com as crianças. De acordo com depoimentos de alguns pais, até mesmo as atitudes dos alunos em casa mudaram. Estão mais conscientes em relação ao desperdício e sobre a importância da economia”.
A Secretária de Educação profª Ms. Vanessa Maria Redígolo Castilho, parabeniza a todos da EMEFI Ottília Braz Noguerol, principalmente os alunos que realizaram um trabalho de excelência com a proposta do JEPP, por meio de atividades lúdicas, tomaram decisões, tiveram um olhar observador, podendo identificar ao seu redor, oportunidades de inovações em diversas situações desafiadoras.
(Fotos: Secretaria de Educação)