Os alunos do 8º período da graduação do curso de Engenharia Agronômica, da FCAT-Unesp Dracena foram a cidade de Brasilândia – MS em uma visita técnica a Agropecuária AH, juntamente com a Professora Pâmela Nakada.

O grupo foi recebido pelo engenheiro agrônomo e ex-aluno da faculdade UNESP de Dracena, Cleyton da Silva Rodrigues, e Vânia da área administrativa, que receberam os alunos com uma mesa de café da manhã.

A Agropecuária AH, é uma empresa com mais de 60 anos de história, com aproximadamente 10.080 hectares somente no estado do Mato Grosso do Sul, sendo grande produtora de café, bovinos e suínos de qualidade. Possui uma fábrica de ração para suínos, e uma área de beneficiamento e armazenamento de grãos, o que levou os alunos até a empresa.

Funcionários encarregados da área acompanharam os alunos mostrando passo a passo, desde a entrada do caminhão na fazenda, a coleta e amostragem no qual fizeram uma simulação aos alunos quanto ao teor de umidade e classificação dos grãos no laboratório, secagem dos grãos e silos de armazenamento. Além da produção de café, bovinos e suínos, a empresa trabalha com energia renovável, boa qualidade de pastagem para os animais, e produção de milho e soja que utilizam para a fabricação de ração.

A maioria dos funcionários moram em colônias localizadas na própria fazenda, onde as famílias têm todo o apoio da empresa, inclusive uma fundação especialmente para seus filhos, onde passam o tempo estudando enquanto os pais trabalham.

A empresa também está de portas abertas para as faculdades, onde estudantes que têm o interesse em realizar estágio, possam estar mandando currículo para avaliação.

A visita técnica de modo geral é de extrema importância para a formação do graduando na faculdade, que observa de perto a realidade do campo, as estruturas e equipamentos de trabalho que não se vêm em sala de aula e agrega novos conhecimentos através de trabalhadores da área.  (Com informações/Pâmela Nakada e Bianca Domingues Silva)