O treinamento de força, em conjunto com atividades aeróbicas contribui positivamente na saúde mental e emocional de uma pessoa na terceira idade. Pesquisas mostram que exercícios de fortalecimento são importantes e eficazes para mulheres e homens de todas as idades, incluindo aqueles que não estão em perfeita saúde ou são idosos.

A professora de educação física e especialista em terceira idade, Carina Michele da Silva, 40, confirma a importância. “É essencial para pessoas nessa faixa etária estar praticando algum tipo de exercício. O convívio social e a melhora emocional são notórios”, disse ela. Segundo ela, envelhecer desenvolve um processo natural de desânimo nas pessoas. “Se sentir mais ativa e mais viva faz toda diferença para essas pessoas”, completa.

Carina comanda as aulas de uma turma cheia de alunas dessa idade. “Elas são minha vida. São cinco anos cuidando e treinando elas. Aumenta muito a qualidade de vida delas. A coordenação fica melhor e também traz certo alívio as dores. Até a dificuldade com o sono melhora depois que eles fazem as aulas”, finaliza a educadora física.

Ivanil Bordin, 64, é uma das alunas matriculadas na turma da professora Carina. “Minha vida mudou depois dos exercícios. Faz oito meses que comecei os treinos. Tenho uma certeza: nunca vou desistir. Me sinto tirando a ferrugem do corpo, me sinto mais alongada. Antes as pernas estavam travando, hoje me sinto bem”, diz.

Serviço

O Espaço Jump Fit fica localizado na Avenida Expedicionários, 1.279. O telefone para contato é o (18) 99672-5552.

Turma da 3ª idade no Espaço Jump Fit vive lotada e muito animada (Vanessa Matsumoto/JR)