A E.E. 9 de Julho recebeu na manhã de ontem, 3, cerca de 800 estudantes, dando início ao ano letivo de 2020. Os alunos foram recepcionados com boa música, promovida pelos professores do Conservatório Musical Villa Lobos, sob a coordenação da professora Daniela Formágio Ferreira.

Segundo a diretora da escola, Lúcia de Fátima Silva de Oliveira existem boas expectativas para o ano letivo de 2020. “Será um ano de muito aprendizado, novas amizades e memórias únicas. Há muito trabalho, mas ao mesmo tempo a muito resultado todo esse trabalho. Estou muito feliz e sou muito grata a todos que fazem parte da comunidade da nossa escola”, disse a diretora.

Segundo ela, todos os segmentos da comunidade escolar, gestores, professores, funcionários, alunos e familiares, ficaram satisfeitos com os resultados obtidos em 2019. As metas estabelecidas foram alcançadas. Alunos acolhedores, sob a responsabilidade da vice-diretora Maria Cristina, prepararam material para explanar o funcionamento do Programa de Ensino Integral e promover reflexão sobre o Projeto de Vida de cada um dos ingressantes.

Leonardo Gabriel Gonçalves Ribeiro, 16, foi um dos acolhedores para os novos alunos. O aluno do segundo colegial ressaltou a importância desse momento. “Já estive do lado, sendo recepcionado. Muitas vezes os alunos chegam de outras escolas, muito tímidos, então desenvolvemos várias dinâmicas e atividades para haver uma interação legal. Acolher novos alunos é muito bom”, disse o jovem.

A E.E. 9 de Julho faz parte de um programa que compreende a Base Nacional Comum Curricular e a Parte Diversificada: Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Orientação de Estudos, Práticas Experimentais, Eletivas e Tecnologia/Inovações. Todas essas matérias fazem parte da grade curricular da escola que funciona em período integral.

IDESP

O Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP) é uma nota que mostra a evolução dos alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual de São Paulo em relação ao ano anterior. A avaliação é feita através do SARESP.

Em todo Estado, o Idesp 2019 apontou que os alunos dos anos iniciais do fundamental avançaram de 5,55 para 5,64 pontos. Já os anos finais atingiram a média de 3,51 – 0,13 a mais do que o Idesp 2018. No ensino médio, o indicador mostrou uma ligeira queda no desempenho com nota de 2,44.

A E.E. 9 de Julho teve ótimos índices de avaliação em 2019. Os números mostraram que a nota do Ensino Fundamental foi de 5,78 e do Ensino Médio 5,20.

Rede Estadual

Nesta segunda-feira, 3, 3,5 milhões de alunos matriculados em 5.300 escolas da rede estadual de São Paulo começaram as atividades escolares. A data marca o início do ano letivo, cujo encerramento está previsto para o dia 23 de dezembro.

Neste ano os estudantes iniciam as aulas com novidades. Começa a vigorar o programa Inova Educação que vai introduzir novas disciplinas – Projeto de Vida, Tecnologia e Inovação, e Eletivas – nas escolas estaduais que atendem estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Para acomodar as novas aulas os estudantes ganharão uma aula a mais e um aumento na carga horária de 15 minutos por dia. Serão sete aulas diárias de 45 minutos cada, ao invés de seis como era no ano passado. Todas as disciplinas regulares ficam mantidas.

Os estudantes do período matutino passam a sair da escola às 12h35 – não mais às 12h20. No período vespertino, a saída será às 18h35 – no ano passado era às 18h20.

Escola Estadual 9 de Julho recebeu cerca de 800 alunos para o início do ano letivo (Vanessa Matsumoto/JR)