No último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), no fim da tarde de domingo (26), foi confirmada a terceira morte por coronavírus em Presidente Prudente. O total de casos positivos também teve aumento, com também é visto em relação ao número de pacientes internados com suspeita da doença.

A nova morte provocada pela Covid-19 é de um homem de 63 anos, que era portador de doenças crônicas. Ele foi a óbito no último dia 20. Já o outro caso positivo trata-se de uma mulher de 53 anos, que segue internada. Ela também sofre de doenças crônicas.

Agora, a capital do Oeste Paulista tem 21 registros positivos de coronavírus. Nos hospitais, 23 pessoas seguem internadas; sendo que boa parte aguarda por resultados de exames e são consideradas, ainda, com suspeitas da doença.

Desde o início da pandemia, Prudente soma 353 notificações de suspeitas, com 302 exames descartados. Outros 30 ainda aguardam resultados do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.

Isolamento baixo

Após o feriado de Tiradentes, a cidade de Presidente Prudente apresenta índice de isolamento social baixo e considerado insatisfatório segundo o Governo do Estado.

De quarta-feira (22) a sexta-feira (24), apenas 48% da população permaneceram em casa. A meta era de 70%, com mínimo de 50%.

Apenas no sábado (25), o isolamento saltou para 52%.

Casos na região

Conforme o último boletim divulgado pelo Governo do Estado, a região de Presidente Prudente soma 50 casos de coronavírus confirmados, com 15 mortes.

Cabe ressaltar que os números de Prudente não estavam atualizados no sistema estadual até esta segunda-feira (27); os dados foram compuados com boletim local.

Na lista estão Presidente Venceslau (11 casos e seis mortes), Dracena (quatro casos e duas mortes), Lucélia (três casos e duas mortes), Rancharia (três casos), Adamantina (dois casos), Tarabai (dois casos), Caiabu (um caso, com morte), Iepê (um caso, com morte), Junqueirópolis (um caso) e Martinópolis (um caso).

Fatores de risco para mortes

Os principais fatores de risco associados à mortalidade são cardiopatia (59,9% dos óbitos), diabetes mellitus (43,3%), pneumopatia (12,2%), doença renal (12,2%) e doença neurológica (11,2%).

Outros fatores identificados são imunodepressão, obesidade, asma e doenças hematológica e hepática. Esses fatores de risco foram identificados em 1.413 pessoas que faleceram por covid-19 (83,1% do total) em todo Estado de São Paulo.

DE ROGÉRIO MATIVE