A ACE (Associação Comercial e Empresarial), de Dracena, por meio de vídeos que circulam nas redes sociais, divulga campanha de valorização do comércio local durante a pandemia do novo coronavírus. O vídeo ressalta a importância de manter o comércio ativo, apesar das restrições impostas pela quarentena.

Em contato com a reportagem do Jornal Regional, Rosana Valcezi, diretora da ACE, explicou o motivo da publicação.

“Já é um conceito antigo dessa atual diretoria da associação comercial  de valorização do nosso comércio, e, que agora mais do que nunca achamos oportuno colocar em prática, com a divulgação desse vídeo”, disse.

Rosana ainda completou dizendo: “A diretoria está atenta aos acontecimentos e realizando reuniões frequentemente com os empresários de vários segmentos e, também com a Prefeitura para juntos acharmos soluções para o objetivo de todos que é a flexibilização de reabertura do nosso comércio”.

Sobre a situação atual dos cooperados, Valcezi explicou. “Nossos associados são na  maioria de micro, pequenas e médias empresas e MEI, e grande parte dessas empresas não tem fluxo de caixa e desta forma encontram-se em dificuldades e alguns já estão procurando fazer os acordos de suspenção e de redução da carga horária de seus funcionários permitidos por lei, enquanto não é permitida a reabertura do comércio”, informou Valcezi.

Além disso, o vídeo mostra que muitas lojas e estabelecimentos comerciais aderiram ao delivery ou ao drive thru.

Valcezi explicou ainda como está o período de adaptação. “Muitos já utilizam a plataforma digital para divulgação e comercialização de seus produtos e serviços e aqueles que não utilizam dessa plataforma digital tiveram que se adequar a esse novo modelo. É o momento de nos reinventarmos e manter nossos negócios”, frisou a diretora.

Valcezi disse para o Jornal Regional que a ACE tem colaborado com os cooperados. “Temos que resolver nossos problemas juntos, a associação comercial sempre esteve à disposição de seus associados para buscarmos orientações e soluções junto aos órgãos competentes de cada área: jurídica, financeira e contábil. Enviamos link de lives de vários assuntos pertinentes a esse momento. Essas apresentações são com consultores do Sebrae e da nossa Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. Também através de nossos informativos e divulgação das empresas associadas na nossas redes sociais (Facebook e Instagram)”, ressaltou Valcezi.

O comércio vive a expectativa da reabertura e de como serão as novas medidas para evitar o contágio da COVID-19.

Segundo ela, a ACE espera que os associados consigam orientar sobre novas normas. “Assim que o comércio tiver a liberação para reabrir  pensaremos em várias ações desde a divulgação do nosso comércio  como também orientar os colaboradores e a população em geral sobre os cuidados e a prevenção contra o COVID 19, pois esse processo ainda vai ser necessário por um tempo”, afirmou.

Para ela, a vida e a economia são importantes neste momento. “A nossa preocupação é com a economia e com a manutenção dos empregos, mas é também com a saúde de toda a população, toda vida é importante, mas não podemos nos esquecermos que a parte econômica e social também  é. Por isso temos que reabrir com todos os cuidados e prevenção que o momento exige”, finalizou a diretora.