A Santa Casa de Dracena divulga nota nesta quinta, 2 de abril, pelas redes sociais manifestando repúdio em razão da circulação de mensagem de áudio em comentário à divulgação de notícia dando como primeiro caso positivo de COVID 19. Segundo a administração do hospital, em síntese, o autor anônimo afirma que o paciente estava internado em um quarto comum e estava circulando livremente no interior do hospital, disseminando a propagação do vírus, o que efetivamente não é verdadeiro.

A nota na íntegra diz ainda: “A afirmação tipifica crime previsto no art. 138, do Código Penal, com alerta que no mesmo crime incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga falsamente, o fato previsto como infração penal descrito no art. 268, do Código Penal, – infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Os pacientes internados na Santa Casa, com notificação de enfermidade contagiosa, seguem os protocolos médicos, epidemiológicos e sanitários, que referentemente ao paciente da nota pública da Prefeitura local, esteve internado desde o primeiro momento em leito de isolamento, com necessário acompanhamento em leito de isolamento e posteriormente transferido para o leito de UTI em isolamento, com necessário acompanhamento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, sendo que em momento algum o paciente teve livre circulação no interior do hospital, seguindo internado em aposento com isolamento. Portanto, merece repúdio a propagação autônoma, via mídia social, denegrindo a imagem dos funcionários do hospital e dos médicos, com afirmação falsa, que se identificado o autor será responsabilizado civil e criminalmente”, diz a nota.