O Estado de SP já vacinou 12,5 milhões de pessoas contra a gripe. Porém, a uma semana do fim da campanha de vacinação, 60% das crianças e das mães ainda precisam se imunizar. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta especial para as famílias para que compareçam aos postos até a próxima sexta-feira (5).

Em Dracena, segundo informações da Saúde municipal, por meio da Diretoria de Comunicação, foram ofertadas 13.326 doses da vacina até a terça-feira passada, dia 26.

Em relação às crianças a cobertura vacinal ainda é de 47,3%. Foram aplicadas 1.204 doses e a população na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade corresponde a 2.544.

A vacinação em gestantes também está com cobertura baixa, sendo 47,1%; a população de mulheres que esperam bebês é de 388 e até a terça-feira foram feitas 183 vacinas neste público. Já com relação às mulheres que mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) a cobertura alcançou 82,8% da população de 64 mulheres nestas condições, sendo vacinadas 53.

Portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais correspondem a uma população local de 2.880 pessoas, foram vacinadas 1.197, sendo 41,5%. Os professores também aparecem no quadro da saúde municipal com baixa procura pela vacina, sendo apenas 28,3% do público de 755. Foram imunizados 214 profissionais da área.

A diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Nubia Araújo faz um alerta. “Pedimos a todas as famílias para que cuidem dos pequenos e das mães. A vacina é segura, fundamental para evitar complicações que podem ser provocadas pela gripe, e não causa a doença em quem tomar a dose. Os postos estão trabalhando com medidas de segurança, evitando aglomerações, para prevenção a doenças respiratórias, como a COVID-19 e a própria gripe”, reforça.

Quem faz parte de outros grupos e ainda não procurou uma unidade de saúde, pode comparecer aos postos até o final da campanha.

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.