Por meio da capilaridade do IBGE, presente em todo o território nacional, a pesquisa tem como objetivo, pela ótica da saúde, identificar o número de pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal, as medidas tomadas para recuperação desses sintomas e a demanda pelo serviço de saúde. Pela ótica do mercado de trabalho, tem como objetivo identificar os impactos da pandemia no trabalho e nos rendimentos da população. Busca disponibilizar informações de qualidade que auxiliem no conhecimento da realidade brasileira, subsidiem a adoção de políticas públicas e a busca por soluções para os problemas causados pela doença.

Além de um módulo sobre os sintomas e medidas tomadas em decorrências desses sintomas, a pesquisa também tem um módulo sobre mercado de trabalho. É importante e necessário conhecer as principais mudanças, os setores mais impactados, como ficou a renda do trabalhador durante a crise provocada pela disseminação do vírus.

A PNAD Covid, diferente do Censo Demográfico, que vai a todas as residências, é realizada por meio de uma amostra, de forma a garantir a representatividade dos resultados para os níveis geográficos em que a pesquisa será produzida.

Respeitando as medidas de distanciamento social para evitar a propagação do vírus, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS, a PNAD Covid será realizada por telefone, entre os meses de maio e setembro de 2020.

Solicitamos que atenda o Entrevistador do IBGE quando seu telefone for chamado. Se tiver dúvidas se é mesmo um representante do IBGE, solicite o nome do Entrevistador e poderá consultar junto ao site Respondendo ao IBGE.