A Prefeitura de Dracena, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que realizará hoje, terça e quarta, 14, a nebulização ambiental (aquela que a camionete da SUCEN percorre determinadas ruas da cidade espalhando o inseticida) a partir das 18h30, que abrangerá 80 quarteirões passando pelos seguintes locais: Rua Alécio Perosso até a Rua Messias Ferreira da Palma e da Avenida José Bonifácio até a Rua Fortaleza, cobrindo partes dos Bairros Metrópole e Centro da cidade.

Todos os locais onde ocorrerá a nebulização receberão visita de bloqueio contra criadouro, onde os agentes irão orientar os moradores sobre a nebulização e eliminar criadouros do mosquito. Essas visitas já estão ocorrendo desde o dia 7, e terminam hoje.

Os agentes de controle de vetores entregarão folhetos informativos aos moradores, contendo as seguintes instruções: Manter as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida. Guardar ou recolher recipientes de consumo animal e humano, retirar as roupas penduradas no varal, proteger gaiolas de passarinhos e aquários, cobrir móveis e veículos e etc.

Pessoas doentes ou acamadas deverão ser mantidas no quarto com as portas e janelas fechadas, permanecendo por no mínimo 30 minutos após a aplicação.

Os 80 quarteirões que receberão a nebulização foram selecionados pela SUCEN por concentrarem maior quantidade de casos de dengue nos últimos 15 dias.

O inseticida pulverizado matará apenas o mosquito e não as larvas, portanto, é necessário eliminar todos os recipientes e locais que possam acumular água que mantém a larva viva.

A Vigilância Epidemiológica continuará com os trabalhos do dia-a-dia também onde será aplicado o inseticida com atomizador costal motorizado e os agente de vetores fazem o trabalho diário de bloqueio nas residências.

Neste ano, na cidade já são mais de 2.700 casos de dengue na cidade, sendo que foram registradas três mortes devido à doença.