As obras do Centro de Zoonoses de Dracena seguem em andamento. Desde a última visita da reportagem do Jornal Regional, em 7 de fevereiro, pelo menos metade da obra já foi concluída.

Problema evidente naquele momento, o laboratório de análise de coleta de amostras dos animais já está concluído. Em 7 de fevereiro, o JR informou que não havia sido realizado exames na cidade, por causa da reforma em andamento.

A reforma do local começou na segunda semana de janeiro. Para o médico veterinário responsável pelo CCZ, Caio Rampim, as reformas foram de bom grado. “Aumentou muito a qualidade do serviço. O laboratório pronto, algumas salas ainda estão sendo concluídas, mas melhorou bastante”, disse ele.

De acordo com uma funcionária do local, muita coisa ainda tem de ser feita. Já Rampim diz que a mudança trás benefícios para a saúde. “Agora temos um ambiente mais apropriado para a saúde, ficou muito bom”, ressaltou.

Já os outros ambientes do CCZ ainda não tiveram obras concluídas. As baias para animais foram renovadas, mas ainda não contam com grades. A sala de eutanásia e outro ambiente médico também estão em fase final.

Novos casos

Dracena registrou no começo do ano um caso de leishmaniose em humano. A doença vitimou uma senhora de 60 anos em fevereiro.

Sobre novos casos, Rampim disse que a situação está controlada. “Em humanos não tivemos novos casos. Em animais é normal aparecer, sempre há casos. Mas com o laboratório funcionando normalmente facilita o nosso trabalho”, disse ele.

O CCZ limitou a estratégia durante a pandemia. Segundo Rampim, não há mais varredura e exames coletados nas casas das pessoas. “Para não entrarmos nas casas das pessoas e manter as medidas de distanciamento social suspendemos as visitas. Estamos apenas recebendo chamados de pessoas que pedem atendimento”, concluiu.

Alguns setores no CCZ ainda estão sendo concluídos (Vanessa Matsumoto/JR)