Hoje – 12 de maio – comemora-se o Dia Mundial dos Profissionais da Saúde. Essa data nunca foi tão lembrada como neste ano está sendo, devido à pandemia do novo coronavírus – Covid 19, mas eles estão sempre lá faça sol ou faça chuva, dias e noites, muitos são verdadeiros anjos, pessoas certas no lugar certo. Que cuidam desde crianças até os mais velhos, carinho, um tratamento humano jamais será esquecido pelo paciente ou seus familiares no momento difícil da internação.

Os profissionais de saúde representam a alma dos estabelecimentos hospitalares. A data de hoje foi escolhida para homenagear esses profissionais, mas nem sempre foi assim. O dia 12 de maio era comemorado o Dia da Enfermagem, uma homenagem a Florence Nightingale, uma inglesa considerada a idealizadora da enfermagem moderna e fundadora da primeira Escola de Enfermagem, mas devido ao crescimento de hospitais e áreas da saúde, o dia foi modificado para os profissionais que podem ser: médicos, enfermeiros, biólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, biomédicos, farmacêuticos entre outros.

Para homenagear todos os profissionais da área, o Jornal e Portal Regional entrevistou por telefone o enfermeiro Ismael Fabiano Batista, gerente de enfermagem da Santa Casa de Dracena. “Hoje o mundo está olhando para nós com outro olhar, mas sempre desempenhamos esse trabalho de dedicação, carinho, amor e muita responsabilidade”.

Ismael começou na atividade como auxiliar de enfermagem e foi batalhando, se aperfeiçoando para chegar onde está hoje. “Gosto muito da minha profissão. Buscamos oferecer um ambiente seguro respeitando os protocolos, de harmonia entre os colegas, porque é um momento de angústia sim, por nunca termos vividos algo assim, mas sabemos que estamos na linha de frente e o paciente depende de nós”.

Ismael comentou ainda que a preocupação é grande com os familiares, quando retorna para a casa, mas que os cuidados de higienização foram mais do que nunca redobrados. “Não entro na minha casa antes de ter tomado banho”. Outro ponto citado por ele é com relação à rejeição de alguns neste momento, devido à profissão que exerce percebe. “Às vezes notamos algumas pessoas que nos conhecem e por saber que trabalhamos no hospital ficam com receio”.

O gerente de enfermagem aproveitou para deixar uma mensagem a todos os colegas da área da Saúde: “Deixo meu abraço a todos os colegas. Vamos superar esse momento com muita força e fé. Sabemos que estamos conseguindo oferecer o nosso melhor”.

(Rosana Gonçalves/Portal Regional)