A Secretaria Municipal de Saúde recebeu os testes rápidos enviados pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde. O envio dos testes faz parte do Plano de Contingência do COVID-19 e não tem nenhum custo ao município. Ao todo, 540 kits de teste rápido foram destinados para Dracena.

Paralelo a isso, o município de Dracena, por meio da Secretaria de Saúde, comprou 400 testes rápidos que ainda não foram entregues pelo fornecedor, a última previsão de entrega foi dada para o dia 11 de maio.

Este teste utiliza amostra de sangue capilar ou venoso e o laudo será liberado no mesmo dia.

A indicação dos testes rápido até o momento é exclusivo para: Profissionais de saúde ativos e seus contatos domiciliares; profissionais da segurança e seus contatos domiciliares. Idosos (60 anos ou mais) sintomáticos, institucionalizados e/ou portador de comorbidade.

Por se tratar de teste de detecção de anticorpos, é necessário que a coleta do teste rápido seja realizada após o sétimo dia do início dos sintomas.

A utilização dos testes está prevista para segunda-feira (11) nos grupos citados acima. (Com informações Diretoria de Comunicação)