Andar de bicicleta se tornou uma das principais válvulas de escape para praticar esportes em meio à pandemia do novo coronavírus.

Com o crescimento do número de ciclistas e novos praticantes da modalidade, as lojas de artigos voltados para bikes vivem um boom inesperado durante a pandemia. “Minhas vendas aumentaram consideravelmente. Durante esses três meses vendemos 60% a mais que meses normais”, disse Cornélio Inaldo da Silva, proprietário de uma loja especializada.

Para Silva, o aumento das vendas está diretamente ligado aos novos praticantes. “Muitos começaram a pedalar e agora. Por isso foi necessário comprar bicicletas. Quem inicia a prática gosta bastante, o que aqueceu nosso mercado”, disse ele.

As bicicletas têm preços variados. Silva diz que em média uma bike para iniciantes na modalidade custa cerca de R$ 1.500,00. “O mercado não estava preparado para esse boom de vendas. Faltam produtos no mercado e os fornecedores estão encontrando dificuldades para nos abastecer”, ressaltou.

Para ele, no futuro deve haver uma estabilização. “Muitos não vão continuar praticando, então creio que futuramente não será como está sendo agora”, espera Silva.

“Apesar de estarmos vivendo um momento positivo neste ramo, não tem como ficarmos satisfeitos sabendo que tudo ainda está parado, muitas lojas estão fechadas e isso é ruim”, concluiu Silva.

Já para Marcelo Sousa, também proprietário de uma bicicletaria, as vendas subiram por volta de 40%. Ele também acredita numa estabilização do mercado após a pandemia. “Acho que 80% das pessoas que iniciaram a praticar agora continuam. Essa diferença estabilizar nosso mercado”, explica Sousa.

De acordo com ele, muitas indústrias também foram pegas de surpresa. “Conheço uma fabrica que entregava cerca de 800 bicicletas por dia. Hoje estão produzindo 1.200 e mesmo assim estão com dificuldades para abastecer a demanda”, afirmou.

Sousa diz que hoje as bicicletas são como roupas. “Tiramos as medidas dos clientes e montamos a bike de acordo com a sua necessidade. Tudo isso melhora o desempenho de quem pratica e é mais saudável. Uma bicicleta que se adeque ao seu tamanho evita dores nas costas e joelhos, por exemplo”, disse ele.

Sousa diz que as bicicletas de trilhas são as mais vendidas atualmente. “A gente chama de MTB, que é a sigla para moutain bike. Esses modelos são os mais vendidos e muito indicados para quem está começando no esporte”, concluiu.

Cornélio Inaldo da Silva disse que procura por bicicletas cresceram consideravelmente (Vanessa Matsumoto/JR)