O Governo do Estado oferece de forma permanente uma base de dados que define os critérios de classificação nas fases do Plano São Paulo. A retomada consciente e segura da economia em 17 regiões de saúde do Estado é determinada por dados que são atualizados diariamente e disponibilizados para consulta detalhada na internet.

O boletim completo do coronavírus (seade.gov.br/coronavirus/) reúne informações fornecidas pela Secretária de Saúde de São Paulo e Ministério da Saúde. Qualquer pessoa pode consultar estatísticas sobre o avanço da pandemia, números de casos e mortes, taxas de internação em leitos de UTI e enfermaria exclusivos para COVID-19, além de dados demográficos e de isolamento social.

A partir dos dados, a reportagem do JR verificou os dados cuja atualização havia sido feita na quarta-feira, 3, às 17h. No Estado o número indicado de casos correspondia a 123.483, com 8.276 óbitos. No Brasil, 584.016 e 32.548 mortes e no mundo, o número de casos até quarta atingiu 6.508.635, com 385.947 mortes registradas.

O Estado de São Paulo conta com 645 cidades, sendo que até a quarta-feira, o levantamento do Governo mostrava que o novo coronavírus já era registrado em 536 municípios.

Cidades da região de Presidente Prudente englobando a microrregião de Dracena, com exceção a Pacaembu, que pertence ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, encontram-se na fase amarela do plano da chamada “retomada consciente”, por pertencer a DRS localizada em Prudente.

Nesta fase amarela, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade a limitada 40%, horário reduzido para seis horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Salões e barbearias, além de bares e restaurantes estão liberados, porém há regras. No decreto estadual, academias e eventos que gerem aglomeração continuam com abertura suspensa, mas em Dracena, o Executivo Municipal permitiu o funcionamento das academias desde que sigam regras.

Confira os números na microrregião de Dracena

Dracena

Total de casos – 31

Total de óbitos – 2

Letalidade – 6,5%

Junqueirópolis

Total de casos – 25

Total de óbitos – 1

Letalidade – 4,0%

Tupi Paulista

Total de casos – 39

Total de óbitos – 0

Letalidade – 0,0%

São João do Pau D’Alho

Total de casos – 1

Total de óbitos – 0

Letalidade – 0,0%

Irapuru

Total de casos – 11

Total de óbitos – 1

Letalidade – 9,1%

Nova Guataporanga

Total de casos – 5

Total de óbitos – 0

Letalidade 0,0%

Panorama

Total de casos – 7

Total de óbitos – 1

Letalidade – 14,3%

Fonte: Fundação Seade – atualização 3/6 às 17h. As cidades Ouro Verde; Monte Castelo; Flora Rica; Santa Mercedes e Paulicéia não tinham registros de casos até quarta-feira, 3.