Em meio à pandemia do novo coronavírus, os pedidos via delivery aumentaram consideravelmente em todo país. Em Dracena, uma franquia de um aplicativo nacional está consolidada no mercado.

O proprietário da franquia na cidade desde 2018, Allan Faveri, de 29 anos, contou que apesar do aumento, não notou uma mudança significativa durante o período de pandemia. “Não notei uma mudança tão grande nesse período. Hoje, a gente conta com por volta de 65 restaurantes cadastrados em Dracena e Junqueirópolis”, disse Faveri.

Segundo ele, o que avançou foi à entrada de novos restaurantes no aplicativo. “O que aumentou um pouco não foram bem os pedidos, mas a entrada desses restaurantes. Nosso objetivo agora é ajudar os restaurantes a superar esse período. Muitos deles perderam muito com a proibição dos salões estarem abertos, onde era a principal fonte de renda”, conta Faveri.

Outro fator que chamou muito a atenção durante as últimas semanas foram os protestos recorrentes de motociclistas entregadores de aplicativos pelo país. Faveri explica que esse movimento não atingiu o seu negócio por ter um sistema diferente do que é feito por outros aplicativos e em outras cidades.

“Nosso vínculo é com os bares e restaurantes. Então não temos relação com os entregadores. O vínculo deles é com os restaurantes que contratam. Alguns são freelas, outros são registrados pelo restaurante. Mas temos ótima relação com eles, demos caixas para transportarem as comidas aos restaurantes e quando um estabelecimento entra no aplicativo, indicamos alguns motoqueiros que temos contato”, explicou.

Segundo ele, isso aconteceu no país pela dinâmica de outros aplicativos. “Em outros lugares os aplicativos fazem promoções e tiram desses autônomos que fazem as entregas. Algumas vezes eles não podem trabalhar, o aplicativo pune o entregador. Aqui não é feito dessa forma. Aqui eles ficam livres para cobrar o que acham justo”, conta Faveri.

De acordo com ele, muitos estão aderindo o delivery como nova forma de consumo. “Não sei se vai ficar como está hoje. Porém, muita gente descobriu que o delivery é bom graças a pandemia. Acho que quando os restaurantes voltarem a abrir vai melhora até a quantidade do delivery, quanto mais saudável o restaurante estiver, mais saudável também será o meu negócio”, disse Faveri.

Outra mudança notada por ele durante esses últimos meses é a mudança até nos produtos que serão entregues. “Hoje as pessoas pedem entrega de todo tipo de produto. Roupas, perfumes, supermercados, farmácias, enfim, é uma mudança de hábito que aqui em Dracena as pessoas estão passando a usar”, conclui Faveri.