Dracena e as cidades da região vivem um momento de baixa umidade relativa do ar. Sem nenhuma chuva registra no município este mês, o tempo seco já dá sinais de preocupação tanto com a saúde quanto para a agricultura.

Quem tem problemas respiratórios está sofrendo com está baixa umidade do ar. Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção. Os dias secos na cidade já variam na casa do nível de 30%.

Segundo o diretor da Coordenaria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Paulo Sérgio Martin, a última chuva foi registrada dia 26 de junho quando choveu 15 milímetros. “O total de junho foi de 35 mm. Eram esperados 49 mm”.

Neste mês, segundo Martin, a média histórica é de 33 mm, porém até agora não choveu nada. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), para esta semana não há indicação de chuva. Entre hoje até o próximo domingo, a meteorologia indicava na manhã de ontem, que serão dias de predomínio do sol, com temperaturas mínimas variando entre 17°C e 19°C e máximas de 29°C a 33°C.

Por isso, a dica é não esquecer-se de hidratação e se cuidar para evitar problemas respiratórios.