O ramo automobilístico é um dos mais sensíveis durante a pandemia. Um dos primeiros setores da economia que serão reabertos no plano de flexibilização do Governo de São Paulo, garagens e concessionárias de veículos também estão sofrendo com a pandemia.

“O mercado está lento caiu o volume de vendas em 30%. Em relação à compra está mais difícil a aquisição devido à falta de carros zero, quando não se compra 0 km não entra o seminovo no mercado”, disse Roberto Ferrari, lojista de uma garagem local.

Ainda de acordo com Ferrari, a expectativa é boa. Ele acredita em uma rápida recuperação pós-pandemia. “A expectativa é boa, acredito que o mercado vai se restabelecer em breve”, disse ele.

Outro fator determinante é a baixa nas taxas de juros, o que facilita a vida do consumidor que queira financiar um veículo. “Em relação aos juros, melhorou sim para clientes de bom perfil, portanto o momento é bom para aquisição”, finalizou Ferrari.

Lucas Saab, gerente de financiamentos de um banco em Dracena também conta como os juros interfere na hora de financiar um veículo. “É um bom momento para aqueles clientes que pensam em planos curtos e que possuem entradas. Na compra de veículos mais novos, onde as taxas estão bem bacanas, as condições são melhores para este momento que estamos passando”, disse Saab.

Segundo ele, mesmo que a pandemia tenha afetado todos os setores da economia, os financiamentos tiveram uma queda repentina, mas já estão em recuperação. “Os financiamentos caíram bastante por conta da pandemia, mas não parou totalmente. Em alguns cálculos que conseguimos fazer, podemos ver que tivemos uma queda de quase 80% no começo da quarentena. Agora, após flexibilização que tivemos na região, já voltamos a atuar com uma média de 40% de produção”, explicou o gerente.

Para os próximos meses, Saab acredita que os juros baixem ainda mais. “A expectativa é de que as taxas voltem a baixar, para que tenhamos margem para voltar a trabalhar como antes da pandemia”, finalizou Saab.