O Campeonato Paulista de 2020 chega a sua última rodada ainda com indefinições.

O Corinthians é o único time grande do estado que ainda não confirmou classificação para a próxima fase. Para alcançar as quartas de finais precisa vencer o Oeste na última rodada e torcer por um tropeço do Guarani, que encara o São Paulo.

A fase de grupos de Paulistão chega ao fim no amanhã, 26. Todas as oito partidas da 12ª e última rodada começarão no mesmo horário, às 16h (horário de Brasília).

Quem já está classificado?

De acordo com o regulamento do Paulistão, os dois primeiros colocados dos quatro grupos se classificam às quartas de final. Com antecipação, cinco clubes já estão garantidos nas quartas de final.

No Grupo A apenas o Santos, que tem 16 pontos, está classificado. Os outros componentes desta chave vivem situação que pode levar um clube à tristeza ou à glória. Isso porque Água Santa (11), Ponte Preta (10) ou Oeste (10)  pode se classificar, embora também possa ser rebaixado.

No Grupo B, a dupla Santo André (20) e Palmeiras (19), não pode ser mais ultrapassada. Embora tenha o mesmo número de pontos que o Red Bull Bragantino, o Santo André tem saldo inferior de gols.

No Grupo C, o São Paulo é o único que entrará em campo na última rodada com a certeza da vaga. Já o Mirassol, que tem 17, basta empatar que garante a classificação. O Internacional de Limeira é o terceiro, com 3 pontos a menos. Para a equipe de Limeira conquistar o acesso às quartas de final terá que vencer seu jogo e torcer por uma derrota do concorrente, além de ter que tirar uma enorme diferença de saldo de gols. O Mirassol tem 6, por outro lado o Inter tem menos 5.

E pelo Grupo D, o Bragantino está assegurado na próxima fase após somar 20 pontos. Já o Guarani, com 16, e Corinthians, com 14, vivem a expectativa de continuar na luta pelo título. Para o time de Campinas levar a melhor basta uma vitória ou que o Corinthians não vença o seu confronto. Para o atual campeão da competição continuar vivo terá que vencer a sua partida. Além disso, o Brugre deverá ser derrotado. Caso o time de Campinas somente empate, os corintianos deverão ultrapassá-lo no saldo de gols. O Guarani tem 15 e o Corinthians 13.

Quem luta contra o rebaixamento?

Apenas os dois clubes de pior campanha do Campeonato Paulista sofrerão o descenso. Na briga para ficar de fora desta condição dois clubes estão em situação mais delicada. Ponte Preta e Oeste têm apenas 10 pontos. Três possuem 11: Botafogo-SP, Ituano e Água Santa. Em uma situação um pouco mais favorável está a Ferroviária, com 12.