Os casos de covid-19 continuam avançando na cidade de Dracena. De acordo com dados da prefeitura municipal, em boletim divulgado no fim da tarde de ontem, 6, Dracena soma 377 confirmações para a doença e seis óbitos.

O primeiro caso confirmado em Dracena foi em dia 1º de abril. Já se passaram 128 dias desde a primeira confirmação. O pico de confirmações diárias foi de 17 confirmações em um único dia. Isso aconteceu nos dias 15 e 17 de julho.

Ao analisar o gráfico de casos diários, é possível notar que a cidade está entrando em uma estabilidade desde o início de julho. No mesmo momento em que as confirmações diárias de tiveram um aumento em sua média, como é possível notar no gráfico abaixo.

Até o momento não é possível apontar um pico de óbitos na cidade, já que a variação é regular. Em nenhum momento, desde o início da pandemia, houve dois óbitos decorrentes da doença em um único dia.

Avanço da doença

Levando em conta a média de dias em que os casos dobram, é possível estabelecer a velocidade que o novo coronavírus se espalha na cidade. O calculo da média se dará a partir do dia 29 de abril, quando a cidade chegou a 11 casos confirmados.

A primeira vez que os casos dobraram foi em um espaço de 13 dias, entre 29 de abril e 12 de maio, quando foram confirmados 22 casos. A segunda dobra foi em 8 de junho, quando confirmaram 52 pessoas com a covid, um espaço de 27 dias.

A cidade atingiu 104 confirmações no dia 1º de julho, quando marcava exatamente o dobro da marca anterior. Para esta dobra de casos levou-se 23 dias. Em 17 de julho, 16 dias depois da última dobra, Dracena ultrapassou os 200 casos, marcando 211 confirmações.

Levando essas contas em consideração, a cidade dracenense já dobrou de casos quatro vezes desde o início da pandemia. A média de dias para dobrar os casos é de aproximadamente 20 dias.

No gráfico abaixo é possível notar que a curva de contágio ainda é crescente na cidade. Desde o mês de julho os casos seguem em constante aumento. Confira: