Os casos de covid-19 estão passando por uma interiorização segundo levantamento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Até o momento, de acordo com os dados fornecidos por eles, a microrregião de Dracena soma 656 confirmações e 21 óbitos.

Vale ressaltar, como já publicado pelo Jornal Regional, que os dados apresentados pelo Governo Estadual não são os mesmo divulgados pelas prefeituras. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde estadual, essa divergência se deve pelo atraso de notificação das prefeituras para com a Secretaria.

Outro dado interessante apresentado pelo Governo Estadual é que a cidade de Santa Mercedes não está inserida no levantamento. A reportagem do JR tentou contato com a prefeitura de Santa Mercedes para esclarecer os motivos, mas não obteve sucesso.

De acordo com o Governo Estadual, Dracena e Junqueirópolis lideram os números de confirmações na região.

A taxa de letalidade da microrregião é 3,2%, a mesma taxa de letalidade do DRS 11, que também está em 3,2%. É possível considerar que a região de Dracena está no mesmo nível do Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente.

Ambas taxas de letalidade estão abaixo dos dados do Estado de São Paulo (4,1%) e do Brasil (3,4%). No mundo, de acordo com o Governo Estadual, a taxa de letalidade está em 3,8%, também superior ao encontrado na região.

A taxa de ocupação de leitos de UTI reservados para covid-19 na microrregião de Dracena está em 63,64%. Vale ressaltar que todas as cidades da microrregião são atendidas em leitos de UTI exclusivamente na Santa Casa de Dracena.

Hoje, a Santa Casa local conta com 11 leitos exclusivos para covid-19, sendo que sete deles estão ocupados.

Confira nos gráficos abaixo: