Em entrevista na sede do governo do estado de SP, ontem, 3, membros do executivo estadual anunciaram boas notícias sobre o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Tanto os óbitos como as internações por Covid-19 caíram, sendo 8% os primeiros e 2,5% as segundas. Foram 151 óbitos e 323 internações a menos em relação à semana anterior. SP registra redução nas estatísticas semanais desde 12 de julho; números são reflexos de testagem e ampliação de leitos de UTI.

“São boas notícias que nos enchem de esperança, mas com prudência. Temos que manter o foco, continuar a quarentena e seguir tornando obrigatórios o uso de máscaras, o distanciamento social e os cuidados com a própria saúde, além de todo o atendimento para os pacientes infectados”, destacou o Governador João Doria.

“Quero lembrar que nas últimas sete semanas, nós apresentamos cinco com queda nos indicadores, o que nos traz a um momento importante. Chegamos hoje à mais baixa taxa de letalidade no estado, com 4,2%. Isso significa uma redução de 8% em relação a abril.  Também houve  queda de óbitos no último período, com destaque para a região metropolitana, mas  também no interior. Na semana passada, pela primeira vez nós trouxemos que o interior mostrava queda nas internações, agora também acontece com os óbitos, evidentemente que menos do que na região metropolitana, mas já existe redução nos óbitos”, afirmou o secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional.

Na semana de 19 a 25 de julho, o estado registrou um total de 1.870 óbitos por coronavírus. Já entre os dias 26 de julho e 1 de agosto, o número caiu para 1.719, o que significa queda de 8% nas estatísticas e 151 vítimas fatais a menos. A comparação entre os períodos de 12 a 18 de julho e de 19 a 25 de julho, já havia apontado redução de 4% nas mortes.

São Paulo também registrou queda de 2,5% no número de internações de pacientes infectados. Entre os dias 15 e 25 de julho, 12.874 pessoas foram internadas com coronavírus em todo estado. Na semana subsequente foram registradas 12.551 internações, ou seja, 323 pacientes a menos.

Os dados divulgados hoje apontam redução de 5% tanto para óbitos quanto para internações na capital. Na Região Metropolitana de São Paulo houve queda de 2% nas internações e de 29% nos óbitos. Já no interior, as internações caíram 1% e as mortes reduziram 5%.

“Os dados sugerem que o interior pode também, assim como a capital, estar saindo do platô”, destacou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

O secretário Vinholi informou ainda que 99% dos municípios paulistas registram ocorrência de Covid-19. “Apenas três municípios dos 645 não registraram: Arco Iris, na região de Marília, próximo a Tupã, Florínia também na região de Marília, próximo a Assis, e Ribeirão Corrente, na região de Franca. São estes três municípios que ainda não tem notificações de casos”, concluiu o secretário Vinholi.

Na quarta-feira, em Cajati (Registro), no Vale do Ribeira, serão entregues mais 100 mil máscaras, 51 mil litros de álcool em gel, realização de testes para não assintomáticos e vacinas da gripe, além dos leitos já encaminhados para a região.