A pandemia do novo coronavírus completa hoje, 25, 145 na cidade de Dracena. O primeiro caso foi confirmado no dia 1° de abril. Até hoje, os números já somam 487 confirmações e 12 óbitos desde o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Desde então, a reportagem do Jornal Regional vem acompanhando os casos e o crescimento da doença na cidade. Em levantamento realizado desde a primeira confirmação de covid-19 na cidade, a reportagem elaborou gráfico, a fim de analisar os dados oferecidos.

O primeiro gráfico elaborado é o de média móvel semanal desde o início da doença. A cada sete dias, a linha em vermelho mostra a evolução gradual semana após semana da doença. Neste gráfico é possível notar que entre 13 a 24 de julho, os novos casos tiveram um pico notável.

Nestes 11 dias, foram 102 confirmações da doença. Também é possível notar, de acordo com a linha vermelha no gráfico, que após estes 11 dias houve uma estabilização de novos casos, configurando o que os especialistas chamam de platô.

Desde o dia 12 de agosto, o gráfico indica o início da queda de novas confirmações na cidade. É possível notar a diminuição da incidência de casos, de acordo com a média móvel semanal.

Isso não significa que a pandemia está acabando. Segundo especialistas que analisam a situação do estado de São Paulo é possível que o interior tenha novos picos ou se mantenha neste platô por mais tempo.

Por isso, a recomendação de distanciamento social, o uso de máscaras e respeitar as normas de higienização seguem sendo importante para vencer a batalha contra a covid.